sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ENVELHECIMENTO CELULAR

    O envelhecimento celular é resultado de um declínio progressivo na capacidade proliferativa,e no tempo de vida das células,e o efeito da exposição continuada a insuficiência que resultam no acumulo progressivo de danos celular e molecular,tendo como principais mecanismos os seguintes:(1) defeitos de reparo de DNA;(2) danos ambientais;(3) restrição calórica;(4) encurtamento dos telômeros;(5) sinalização dos fatores de crescimento.

CALCIFICAÇÃO

     Deposiçaõ de sais de calcio juntamente com pequenas quantidades de ferro em tecidos frouxos não esteóides,em pleuras ou meninges enrigecendo-osquando a deposição é local,em tecidos que estão morrendo,é chamada de calcificação distrófica. Por outro lado,a deposiçaõ de sais de cálcio em tecidos normais é conhecida como calcificação metastática.
    Calcificaçao distrófica é encontrada em áreas de necrose,seja ela de coagulação,caseosa ou de liquefação,ocorre também em valvas cardíacasdificultando a sua função.
    A calcificaçaõ metastática pode ocorrer em tecidos normais sempre que houver hipercalcemia,que por sua vez,também axacerba a calcoficação distrófica.Existem quatro causas principais de hipercalcemia:(1) aumento da secreção de hormônio da paratireoide com a consequente reabsorção óssea;(2) a destruição de tecido ósse que ocorre nos tumores primários da medula óssea;(3) desordens relacionadas à vitamina D;(4) insuficiência renal,causa retenção de fosfato,levando ao hiperparatireoidismo secundário.