A resposta celular inclui as modificações disfuncionais nas celulas lesadas,assim como a inflamação na resposta a diferentes lesões.
Muitas celulas sofrem modificações em resposta à lesão ou alterações no seu ambiente.A coordenação dessas modificações pode ocorrer em qualquer nível,incluindo as interações célula a célula,sinalização localizada e sinalização hormonal e neural.
Existem alguns mecanismos básicos de resposta à lesão como a hiperplasia,hipertrofia,mataplasia e atrofia.
A lesão prolongada ou grave pode resultar em morte celular,necrose ou apoptose,onde a necrose é sempre um processo patológico que corresponde a a morte anormal de um grupo de celulas contíguas ou de algum tecido ou órgão e a apoptose ocorre conmo um pocesso fosiologico durante a embriogênese,bem como alguns tecidos especializados durante a vida pós-natal.
sábado, 21 de agosto de 2010
Mecanismos da lesão celular
A variedade e possíveis mecanismos de lesão celular são quase infinitos,mas as respostas são relativamente estereotipadas.A lesão celular que é grave o bastante para causar morte celular tende a se desenvolver por meio de uma série de alterações bioquimicas que desemvolvem-se dentro de segundos ou minutos após a lesão e morfologia que não são aparentes por microscopia eletronica até pelomenos 10 minutos após a lesão.
A ruptura e a fragmentação de membrana plasmática e das organelas são um sinal de que uma lesão irreverssível aconteceu.
A ruptura e a fragmentação de membrana plasmática e das organelas são um sinal de que uma lesão irreverssível aconteceu.
Assinar:
Postagens (Atom)